Inovando a indústria de Seguros com o RPA

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Tarefas rotineiras como cadastro de novas solicitações, cotações, integrações, serviços de segurados, processamento de sinistros, contratos padrões, entre outros processos com importância, porém de natureza repetitiva e simples, demandam esforço e atenção em seguradoras.

A área de Seguros é carregada de tarefas repetitivas e maçantes, o que sobrecarrega a força de trabalho, reflete na eficiência e consequentemente na satisfação do cliente, conversão de negócios e rentabilidade. A força de trabalho, seu tempo e sua habilidade, poderiam ser direcionados para tarefas de maior valor.
As seguradoras estão focando em automação para que seus processos de negócio sejam àgeis, concentrando em seus clientes e no crescimento dos negócios. O RPA (Robotic Process Automation) permite que as seguradoras gerem responsividade e alto crescimento com a otimização de custos e aumento da eficiência.

O RPA permite que a tarefas repetitivas sejam executadas de forma rápida, precisa e sem fadiga. Deixando para os humanos concentrados em decisões, análises e inteligência emocional.
Confira alguns processos automatizados na área de seguros:

  • Geração de cotação de seguro
  • Geração de proposta
  • Renovações de apólices
  • Subscrição
  • Endosso
  • Reclamações de seguros
  • Reembolso / Mediclaim
  • Suspensão de pagamento / prêmio
  • Extinção por morte em seguro de vida
  • Extinção por vencimento em seguro de vida – devolução
  • Pagamento de reivindicações

Mesmo com tantas oportunidades e a escalabilidade do RPA, a eficiência geral depende de uma implementação com cuidado e, após a implementação bem sucedida, deve-se passar para um novo grupo de processos e fases, permitindo assim um crescimento sadio e maior sinergia entre o RPA e a atividade humana.

Selecione o parceiro certo para a implementação do RPA para obter o melhor benefício desta tecnologia na área de seguros.

Mais posts