Biometria de voz: uma ferramenta poderosa para identificar fraudes

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De acordo com uma pesquisa publicada no MarketsandMarkets, o mercado de biometria de voz valerá 3,9 bilhões até 2026. A ascensão se deve à crescente demanda por sistemas eficientes para detecção e prevenção de fraudes, especialmente nos setores bancários e financeiros, e ae s necessidade de reduzir os custos nas empresas com autenticação e identificação. 

A tecnologia evoluiu imensamente nas últimas décadas, um avanço maior do que vimos em qualquer outra geração, e isso transformou o mundo, em especial, no que compete à comunicação e às transaçõesas transações financeiras. 

Dentro das organizações, nos mais diversos setores, existe uma tendência para otimizarotimizou os processos massantes, tornando  e tornou a vida das pessoas mais ágil e confortável. Entretanto, junto aos benefícios dessa nova era, vieram também novos desafios.

 

A biometria de voz vem ganhando destaque como aliada das empresas no combate à fraudea fraude e roubo de dados sensíveis, continue a leitura e entenda o porquê.

 

O que é biometria de voz?

O conceito de biometria é definido como um “método de autenticação baseado em características biológicas e comportamentais de um indivíduo para validar informações”. 

A voz faz parte dessas características únicas em cada indivíduo, aspectos que não se repetem, e a sua utilização para validar informações de maneira segura é cada vez mais útil.

Conheça os dois tipos de autenticaçãoautentificação biométrica por voz:

 

Biometria de voz ativa

Quando o usuário precisa dizer uma frase solicitada ou uma fala natural guiada. Esse método é fragmentado em três tipos de ações:

  1. Liberdade de Expressão: fala livre sobre qualquer coisa, em vários idiomas
  2. Senha dinâmica: repetição de uma senha gerada “única”, agindo como uma comprovação de vida.
  3. Senha fixa: falar uma senha “pré-definida”, que reafirma a do usuário (autenticação de dois fatores).

 

Biometria de voz passiva

Já a biometria de voz passiva ocorre de modo silencioso e em segundo plano. 

O sistema captura automaticamente a voz do usuário e verifica a identidade. 

Um adendo importante é que nenhum sistema de biometria é totalmente infalível, entretanto, imitar ou roubar uma voz é muito mais difícil que descobrir uma senha de texto, por exemplo.

 

Como funciona a biometria de voz?

A biometria de voz realiza, inteligentemente, a identificação de usuários por meio de impressão da voz, uma tecnologia, no mínimo, 4 vezes mais rápida do que ocorre com as validações tradicionais.

É caracterizada por calibração automatizada, detecção de vivacidade, autenticação ativa e passiva, como citamos acima,  e conta, até mesmo, com detecção de pânico. 

Recursos que facilitam a identificação do usuário, acelerando todo o processo de verificação de identidade nos call centers. Ela pode ser solicitada pelo cliente em uma ligação com o banco, pelo WhatsApp ou mesmo no próprio aplicativo bancário. 

Confira as 3 etapas essenciais:

 

  • Registro

O cliente registra a voz em sua conta ou perfil para que o sistema faça a assimilação dos dados;

 

  • Armazenamento

A voz é codificada e é armazenada somente o padrão vocalno software de gestão, com todas as características de tom, volume, velocidade e amplitude vocal;

 

  • Validação 

Após o registro,Após registro, em todas as tentativas de acesso haverá uma comparação e confirmação de dados. 

Por que a biometria de voz é importante?

Com o advento da digitalização do setor bancário e financeiro, as taxas de golpes virtuais com roubo de dados subiram de patamar, alcançando um estágio alarmante. 

Dessa forma, se faz necessária a aplicação de um segundo ou terceiro nível de segurança, de modo a evitar que os criminosos encontrem brechas e avancem no acesso às contas de clientes. A biometria de voz é uma excelente alternativa para impedir essas invasões.

 

Como a biometria de voz evita fraudes?

Por ser uma característica única de cada ser humano, capaz de diferenciar até mesmo gêmeos idênticos, utilizar a voz como reconhecimento de pessoas é um dos métodos mais seguros da cibersegurança. 

Embora não seja impossível, um sistema de biometria de voz alimentado por IA (inteligência artificial) será dificilmente vencido pelos golpistas virtuais, isso porque os algoritmosalgorítimos que possibilitam a biometria de voz detectam de imediato uma tentativa de fraude, possibilitando intervenção rápida.

Outro fator que devemos considerar é a facilidade e rapidez de implantação deste tipo de tecnologia, podemos dizer que é uma solução que pode ser implementada com relativa facilidade em seu sistema existente de telefonia e em seu pacote de software de contact center. A solução final possui a capacidade de criar uma impressão de voz única de uma pessoa a partir de apenas 20 segundos de discurso livre e, nas próximas vezes, verificar a sua identidade em apenas 3 segundos. O fato de a solução poder ser implantada em um curto espaço de tempo e com relativa facilidade também é uma vantagem bem vinda a qualquer empresa. 

Acompanhe o exemplo: supondo que um fraudador intencione realizar diversas aberturas de contas no aplicativo bancário X, utilizando dados de pessoa que ainda não são clientes do banco, após efetuar um primeiro cadastro, com a implementação da biometria de voz, não será possível prosseguir com a série de golpes, pois o nosso sistema identificará que a voz já está associada a outro CPF.

A atividade será mapeada e identificada como suspeita de fraude e o banco poderá solicitar outro procedimento de identificação, caso o suspeito tente realizar o cadastro com os dados de outra vítima, um alerta será emitido.

 

Benefícios da biometria de voz

Implantar biometria de voz em uma organização resulta em benefícios a longo e curto e a longo prazo, todos relacionados aos processos e operações de autenticação aprimoradas, entre eles:

  • otimização da identificação do usuário;
  • redução dos custos operacionais;
  • melhora na experiência do cliente;
  • detecção e prevenção de fraudes;

 

Tudo isso acarretará tomadas de decisões assertivas e em tempo real para garantir o máximo de segurança aos clientes.

 

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